Update RCTS

Duração: 120 minutos
Local: Anfiteatro B0.01
Data/hora: 19 de abril, 16:00

Público-alvo

Contactos técnicos e administrativos dos serviços de conetividade da RCTS.

Âmbito/objetivos

Apresentação dos principais desenvolvimentos na RCTS durante o último ano e partilha do plano de atividades para 2017.
Serão revisitados os vários serviços de conectividade RCTS (IP, PLUS, LAMBDA, FIBRA). Será realizado também um update relativo às ligações externas da RCTS.

Agenda

1ª parte: Serviços de conectividade, análise ano 2016

RCTS IP
RCTS PLUS
RCTS Lambda
Ligações externas, análise ano 2016
Plano de atividades para 2017

2ª parte: Apresentações convidadas:

  • “A transformação digital no IPCB”, Fernando Reis, Engenheiro no Instituto Politécnico de Castelo Branco.
    • Partilha o conhecimento obtido sobre a transformação digital no Instituto Politécnico de Castelo Branco no decorrer da implementação do projeto SAMA S3iPCB.

 

  • “Cisco DNA: Digital Network Architecture”, José Dores, Enterprise Networking Systems Engineer na Cisco Portugal.
    • Fala sobre a arquitetura que define o caminho de evolução das redes de computadores, combinando inovações em software de networking, virtualização, automação, analítica e cloud. Esta nova arquitetura permite simplificar a operação das redes e disponibilizar novos serviços de uma maneira ágil e rápida.

 

  • “Introdução à internet dos objetos, IoT, e sua expansão aplicacional em diversos domínios”, João Pedro Oliveira, Professor na Universidade Nova de Lisboa.
    • Demonstra, nesta apresentação, a natureza heterogénea dos microssistemas para IoT, a Internet das Coisas. Nesse sentido, é apresentada a arquitetura simplificada do sistema, dando-se particular ênfase ao nó terminal que se pretende que seja programável, adaptável, dispondo de uma estrutura multisensor e suportando diversos standards de comunicações. Pretende-se igualmente mostrar a sua expansão para diversos domínios de atividade humana, através da breve descrição de alguns casos de uso. Para além da utilização do IoT no contexto das redes e datacenters, propriamente dito, será igualmente apresentado um projeto IoT destinado à monitorização e controle da qualidade da água.

© 2017, FCT | FCCN
Todos os direitos reservados – Avisos legais